terça-feira, 12 de abril de 2011

Nutrientes


Hidratos de carbono (Carboidratos) :
1. Definição - Formado nos vegetais através da fotossintese. Fixação de CO2 (gás carbônico) e H2O (água) em presença de luz solar e da clorofila, faz com quem os glicídios sejam armazenados em alguma parte das plantas como raiz, semente, fruto, caule e folha.
                                                                            luz                   glicose          
                                                    6H2O + 6CO2 -->  6O2 + C6H12O6

* A mais econômica fonte de energia. 

* Poucos carboidratos se obtém dos animais.
--> Lactose (Açúcar do leite) e frutose (açúcar do mel)
* Composição: compostos de C, H e O. A glicose, carboidrato fundamental tem fórmula C6H12O6.

2. Funções :  • Principal fonte de energia para o corpo - fornece 4 kcal/g de carboidratos.
• Exerce função poupadora de proteínas.
• Atua na manutenção do tecido nervoso, glicose é a unica fonte de energia para o cérebro.
• Estimula crescimento de bactérias da flora intestinal, ajudam no peristaltismo.

3. Necessidades diárias : 50 a 60% das calorias ingeridas.

4. Fontes : Mel, feculentos,  cereais, leguminosas, açúcar, frutas e hortaliças.


Proteínas :

1. Composição: Carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e frequentemente o enxofre (S).

2. Funções : função construtora - promover o crescimento pela formação de novas células e reposição de células gastas no tecido.
função construtora e reguladora - proporcionar aminoácidos para substâncias essências como enzimas e hormônios.
função energética - contribuem para o metabolismo energético, fornecendo 4kcal/g.

3. Necessidades diárias : 10 a 15% das calorias totais ingeridas
50% devem ser PAVB.

4. Fontes: Origem animal - carnes e vísceras, ovos, queijos, coalhada e leite.
Origem vegetal - leguminosas e cereais.

Gorduras (Lipídios) :

1.Compreendem substâncias orgânicas, que são geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água, que fazem parte dos tecidos, animais e vegetais, de onde são retiras para a alimentação humana.

2. Funções: • Fornecem energia para o organismo, 1 g produz 9kcal.
• Conferem sabor a dieta.
• Transportam vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K)

3.  Fontes:
As gorduras saturadas são encontradas tanto em alimentos de origem animal como vegetal. As de origem animal são: carnes, aves, produtos lácteos integrais, como queijo, leite, sorvete, creme, manteiga e banha de porco. As fontes de origem vegetal, como o coco, os óleos de grãos, a gordura de coco têm também altos teores de gorduras saturadas.

A gordura insaturada é aquela que geralmente se conserva líquida à temperatura da geladeira. Gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas são dois tipos de gordura insaturada. A gordura monoinsaturada é encontrada em grande quantidade em alimentos vegetais, como no amendoim, abacate e óleos de oliva e de canola (extraído da semente da colza). É uma gordura ligeiramente insaturada. A gordura polinsaturada, altamente insaturada, é encontrada em grande quantidade em alimentos de origem vegetal como nos óleos de açafrão, girassol, milho e soja. O ácido graxo Ômega-3 (óleo de peixe) é um óleo polinsaturado encontrado nos produtos provenientes do mar, particularmente os peixes gordurosos. Os produtos provenientes do mar têm menores teores de gordura saturada do que as carnes.

4. Recomendações diárias :
Em relação ao VET (Valor energético total) - 20 a 30%.


Minerais:
Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.


E o que é Dietética?


É uma área de intervenção interdisciplinar cujo objectivo primordial consiste na aplicação das ciências da nutrição e da dietética na prevenção e no tratamento de doenças e na promoção e educação da saúde, a nível individual e colectivo, assim como nas áreas da investigação, gestão e ensino.

Afinal, o que é Nutrição?

A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças. Alimentar-se é um ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.
Então nutrição é o conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químicos e fisiológicos que se passam no interior do organismo e mediante os quais este recebe e utiliza os materiais fornecidos pelos alimentos, que lhe são necessários para a formação e manutenção da sua matéria viva.